fbpx

Publicado em: 12 de junho de 2020


Coronavírus (COVID-19): Conheça 7 fake news sobre a doença que circulam por aí

O primeiro semestre de 2020 foi marcado pela disseminação do coronavírus (COVID-19) por todos os continentes. Devido à falta de conhecimento sobre a situação, muito foi-se especulado, principalmente pelas redes sociais, gerando diversas notícias falsas (fake news) a respeito da doença, seu contágio e possíveis tratamentos.

Para evitar a má informação, separamos os temas que mais circularam por aí e que geraram certos conteúdos incorretos.

1 – Tratamento com enxofre [FAKE]

Tal notícia se espalhou a partir de um vídeo polêmico envolvendo o atual presidente da república e uma cidadã, que dizia que Deus havia lhe revelado a cura da COVID-19 a partir do enxofre. No entanto, o que fora veiculado na gravação em relação ao elemento químico, não é verdade.

Alguns compostos do enxofre têm a função de inibir a replicação de determinados vírus. Porém, nenhum desses compostos foram comprovados como eficazes contra o coronavírus (COVID-19). Além disso, o consumo por conta própria pode gerar consequências negativas para o corpo humano, como a toxicidade.

Até o momento, não existe um tratamento direto para a COVID-19, apenas podem ser controlados os sintomas com remédios para febre e tosse.

Fonte verdadeira

2 – Vacina da gripe aumenta os riscos de adoecer por COVID-19 [FAKE]

Essa teoria se baseou na suposição de que a vacina da gripe estaria infectada com o coronavírus e, ao tomá-la, você estaria se infectando. Além disso, falou-se que o uso da máscara poderia ativar o vírus já presente no seu organismo.

O artigo que está sendo usado para espalhar a informação equivocada não tem como objetivo a comparação entre a vacina para gripe e o coronavírus, até porque tal artigo é datado de 2017, ou seja, anterior à disseminação da doença, que se iniciou em dezembro de 2019.

O Ministério da Saúde já desmentiu esses dados e informou que não há nenhum estudo que comprove tal correlação.

Fonte verdadeira

3 – Quem segue as regras de distanciamento tem mais chance de se contaminar [FAKE]

De acordo com a informação divulgada, o uso das máscaras e o distanciamento social estariam impedindo que o ser humano pudesse ter contato com outros vírus e bactérias, que ajudariam a fortalecer o sistema imunológico. Então, ao fim do distanciamento, quem seguisse as medidas preventivas estaria mais propenso a adoecer, pois o sistema imunológico estaria mais enfraquecido.

No entanto, essa informação foi negada por médicos, que explicaram que o período de quarentena, apesar de parecer longo, não é tempo suficiente para gerar qualquer problema no sistema imunológico. Para haver alguma consequência, teríamos que ficar sem qualquer contato por anos.

Fonte verdadeira

4 – Café cura da COVID-19 [FAKE]

A notícia surgiu afirmando que substâncias químicas presentes no café seriam essenciais no combate à doença e que os hospitais na China, onde a doença começou, estariam combatendo o vírus com uma xícara de café diária.

A notícia é falsa. Assim como essa, muitas outras suposições de alimentos para cura da COVID-19 se espalharam como verdadeiras, dentre elas “alimentos alcalinos” -“beber água de 15 em 15 minutos” e “chá de limão com bicarbonato”-, porém nenhumas delas possui fundamento científico. Uma boa alimentação associada à rotina de exercícios, realmente faz com que diminuam as chances de doenças como diabetes e hipertensão, que são agravantes para o coronavírus, porém não há nenhum estudo que comprove a relação do café, ou qualquer outra substância, vitamina ou alimento com a cura da COVID-19.

Fonte verdadeira

5 – Coronavírus morre a uma temperatura de 26º C [FAKE]

A informação que circulou, alega ser importante beber água ou chá a 26º C, pois nesta temperatura, o vírus morre. A notícia é sem fundamento e incoerente com a realidade, diante do fato de que a temperatura média do corpo humano é de 36º C, sendo assim, o vírus claramente resiste à ela.

Fonte verdadeira

6 – Utilização de álcool gel usado pode interferir no teste do bafômetro [FAKE]

Ao utilizar o álcool gel como medida de higiene, sem perceber, inalamos pequenas quantidades, podendo durar alguns segundos nos pulmões. Porém, isso não influencia no bafômetro, já que o produto dura, no máximo, dois minutos no organismo. Não ocasionando a infração de trânsito.

Fonte verdadeira

7 – Todos os países tomaram as mesmas medidas de prevenção [FAKE]

A Organização Mundial da Saúde (OMS) instruiu a respeito do que poderia ser feito para evitar a rápida disseminação da doença. Todavia, cada país avalia quais medidas seriam mais eficazes, levando em consideração número de leitos disponíveis, densidade demográfica e a situação econômica de cada local.

Os países que tiveram medidas mais rígidas e tomadas com antecedência, foram os que atualmente têm apresentando os melhores resultados como, por exemplo, a Nova Zelândia, que anunciou no dia 8 de julho de 2020 que havia zerado o número de casos ativos de coronavírus no país e que, a partir de então, estaria suspendendo as medidas restritivas de circulação.

Fonte verdadeira

Não compartilhe Fake News!

A COVID-19 é uma doença recente e com grande escassez de informações precisas a seu respeito, o que gera muita especulação e notícias sem fundamento, inclusive sendo veiculadas em documentários e outros meios de grande visibilidade. Diversos veículos de comunicação, como o site oficial do Ministério da Saúde, a OMS e redes sociais como o “YouTube” e “Twitter” têm trabalhado para alertar e excluir as informações divulgadas com conteúdo falso.

Mas é essencial que cada um faça sua parte não compartilhando informações sem verificar sua fonte. Para auxiliar, abaixo segue um vídeo produzido pela equipe da TV Senado que irá lhe ajudar a identificar uma mensagem falsa.

Compartilhe também:

Você pode gostar de ler também

Janeiro Branco: como cuidar da saúde mental em 2025

Janeiro Branco: como cuidar da saúde mental em 2025

Quando um novo ano começa, muitos de nós nos concentramos em metas como economizar dinheiro, fazer exercícios ou viajar mais. Mas será que damos a mesma atenção à nossa saúde mental? A campanha Janeir...

Plural Saúde
  • Plural Saúde nas redes socias
x

Precisando da 2ª via do boleto?

Digite o CPF e a Data de Nascimento e retire a 2ª via de boleto

Campo de preenchimento obrigatório

Boletos vencidos podem ser pagos em qualquer banco.