Agosto Dourado é como chamamos o mês dedicado à amamentação. O Agosto Dourado simboliza uma campanha em pró da consciência de mães e pais sobre a importância do leite materno na alimentação dos primeiros anos de vida dos bebês.
O Agosto Dourado foi criado em 2017 pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), com base na semana do aleitamento materno, que acontece de 1 a 7 desse mês.
“São 31 dias em que a entidade que congrega os pediatras do País, estará buscando a sensibilização de profissionais e da população em geral para a importância do ato de amamentar, buscando o apoio e o estímulo a esse gesto“, divulgou a entidade.
Você também pode gostar de ler sobre:
A importância de amamentar
É através do leite materno que o corpo se desenvolve e é fortalecido na prevenção de diversas doenças. É um alimento essencial, pelo menos nos primeiros meses de vida, reduzindo assim o índice de mortalidade infantil, como divulga a OMS.
“As crianças devem fazer aleitamento materno exclusivo até aos 6 meses de idade. Ou seja, até essa idade, o bebé deve tomar apenas leite materno e não deve dar–se nenhum outro alimento complementar ou bebida. A partir dos 6 meses de idade todas as crianças devem receber alimentos complementares (sopas, papas, etc.) e manter o aleitamento materno. As crianças devem continuar a ser amamentadas, pelo menos, até completarem os 2 anos de idade”, ressalta a Organização Mundial da Saúde.
Benefícios do leite materno – O leite materno contém todas as proteínas, gorduras, vitaminas, açúcares e água que uma criança precisa para se desenvolver, além dos anticorpos e glóbulos brancos que previnem as infecções e as doenças.
Benefícios da amamentação
Além dos benefícios nutricionais, o aleitamento materno traz para o bebê uma maior conexão entre a mãe e o filho, e ainda beneficia a saúde da mulher com um menor risco de câncer de mama e ovário, menor índice de fraturas de quadril por osteoporose e contribuição para o maior espaçamento entre gestações.
Diminui a ansiedade da mãe: Durante a amamentação, a mãe entra em completa sintonia com o bebê, que precisa de tranquilidade e calma para se alimentar. O momento, consequentemente, faz com que a mãe se acalme e desfrute a maternidade.
Aumenta a segurança: Principalmente para as mamães de primeira viagem, tudo é muito novo e a insegurança aparece. Porém, quando você amamenta, é perceptível a dependência que aquele ser tem de você, criando forças para confiar e fazer o melhor pela criança.
Favorece o emagrecimento: A amamentação também ajuda a mulher a restabelecer o peso ideal após o parto. Segundo estudos, o ato gera uma queima de calorias (cerca de 700 Kcal por dia), porque a ocitocina, hormônio produzido naturalmente pelo corpo, aumenta as contrações uterinas, reduzindo a queima natural de gorduras localizadas.
Prevenção da anemia: Durante a amamentação, a menstruação demora mais tempo para voltar ao normal e descer regularmente, sendo assim, a quantidade de ferro do organismo fica preservada por mais tempo, impedindo a anemia.
Fonte: SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria)