O verão chegou e juntamente com ele a necessidade de tomarmos alguns cuidados a mais para o bem-estar da nossa pele e saúde. Durante esse período, a atenção precisa ser redobrada, já que a exposição ao sol mais forte é quase que inevitável, principalmente se você tem o hábito de ir à praia, piscina ou mesmo praticar atividades ao ar livre por longos períodos durante a estação.
Por isso, decidimos listar aqui os principais cuidados para que você tenha uma pele protegida e uma saúde bem cuidada no verão:
1 – Protetor solar
Se o uso do filtro solar é considerado algo obrigatório em dias normais, imagina no verão? Praticamente essencial! Os raios ultravioletas UVA e UVB causadores do câncer de pele e o envelhecimento cutâneo não dão descanso, por isso não economize no protetor solar (FPS). O fator mínimo da proteção deve ser de 30FPS. No entanto, se a sua pele é muito sensível, é indicado que você use um fator mais alto.
A primeira aplicação do protetor solar precisa ser feita com pelo menos 15 minutos de antecedência da exposição ao sol, em toda área exposta do corpo, especialmente no rosto, mãos, orelhas, nuca e pés. Já a reaplicação deve ser a cada duas horas em caso de transpiração excessiva ou mergulhos prolongados. Os cabelos também podem receber a atenção de produtos que tenham algum tipo de filtro FPS (dê atenção às pontas). E lembre-se, evite a exposição ao sol entre 10h e 16h.
As cicatrizes, principalmente as mais novas, merecem certa atenção, pois podem escurecer se expostas ao sol. Já as mais antigas também precisam de proteção, pois existe o risco do desenvolvimento de tumores, apesar de ser um evento um pouco mais raro. A proteção fica por conta de adesivos, esparadrapos ou mesmo filtro solar.
Nas crianças, o uso do protetor solar é indicado a partir dos seis anos de idade, com o tipo mais adequado para a pele infantil. Neste caso, procure a orientação de um pediatra ou dermatologista.
2 – Roupas e acessórios
Além do uso do filtro solar, o uso de chapéus com abas, bonés, viseiras e óculos escuros também são recomendados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) durante a exposição ao sol, principalmente na praia. Roupas leves, de algodão e cor clara, por exemplo, também ajudam a amenizar a sensação de calor, já que o algodão costuma absorver 50% da radiação UV.
3 – Hábitos diários no verão
O verão também requer que tenhamos uma hidratação ainda maior, já que perdemos muito líquido ao transpirar. Portanto, beba água! A ingestão de líquidos deve ser contínua. Você pode apostar nos sucos de frutas naturais e na água de coco. Aplicar uma loção hidratante ou um pós sol ajuda a manter a quantidade de água da pele equilibrada.
4 – Cuide da alimentação
A boa alimentação é outra aliada na prevenção aos danos solares. Alimentos como abóbora, cenoura, maçã, beterraba e mamão possuem carotenoides, substância que oferece uma ação antioxidante para a pele, geralmente encontrada em legumes e frutas de cor vermelha e laranja. Carnes grelhadas e alimentos cozidos, além de frutas e legumes em geral são boas fontes de nutrientes, água, fibras e baixos carboidratos. Aposte neles!
5 – Doenças recorrentes no verão
No verão, algumas doenças costumam surgir com certa frequência, como a acne solar, micoses, brotoejas e manchas, tal como o melasma, por exemplo. Ao perceber qualquer uma dessas alterações, procure um(a) dermatologista para que ele(a) lhe indique o melhor tipo de tratamento.
Seguindo esses pequenos passos, certamente você e sua pele estarão muito mais seguros e protegidos para poder curtir o verão. Cuide-se!
A vacinação é um ato individual, mas que tem consequências poderosas no coletivo. Ela é um dos pilares mais importantes da saúde pública. Quando você opta por vacinar, está não só protegendo a si mesm...
O envelhecimento é um processo natural da vida, e garantir uma boa qualidade de vida para os idosos é essencial para que essa fase seja vivida de maneira plena e saudável. Com o aumento da expectativa...
O dia internacional de combate às drogas, celebrado em 26 de junho, busca conscientizar sobre os desafios e as soluções relacionadas ao uso indevido de substâncias que é um problema que afeta indivídu...
Junho é um mês especial para aqueles que reconhecem a importância de salvar vidas através da doação de sangue. Conhecido como "Junho vermelho", esse período é dedicado à conscientização sobre a necess...