Julho Amarelo – Mês de Combate às Hepatites Virais
A Campanha Julho Amarelo faz referência ao 28 de julho, data escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a celebrar o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Este ano, por meio da Lei 13.802, foi instituído julho como mês para chamar atenção da luta contra às hepatites virais, reforçando as iniciativas de vigilância, prevenção e controle do agravo.
O que é a hepatite?
A hepatite é a inflamação do fígado e pode ser causada por vírus (tipo A, B, C, D e E) ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas. Também podem ser causadas por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas; podendo levar à hepatite crônica, cirrose, câncer e causar a morte do paciente.
Transmissão da hepatite
Os tipos B, C e D são as formas mais graves, com transmissão por relação sexual desprotegida, transfusão sanguínea e derivados do sangue. Assim como o compartilhamento de seringas, escova de dentes, lâmina de barbear, alicate de unha e outros objetos perfurocortantes.
Imunização contra a hepatite
Contra a hepatite A e B existe imunização. Para a hepatite A, a vacina é oferecida para crianças entre 1 e 2 anos de idade. E contra a hepatite B, a vacina são 3 doses: aplicada com 0, 6 meses e 1 ano de idade. Para a hepatite C estão sendo convocados todos aqueles com mais de 40 anos, que tiveram procedimentos cirúrgicos, que receberam sangue ou que fizeram qualquer tipo de procedimento antes de 1993, para que procurem a Unidade mais próxima para fazer a testagem da hepatite C.