fbpx

Publicado em: 28 de setembro de 2022


Saúde Cardiovascular: Ouça o seu coração, ele vale muito!

O Dia Mundial do Coração, comemorado no dia 29 de setembro, tem como objetivo conscientizar e alertar a população sobre a importância de conservar a saúde do coração. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em todo mundo.

Para o combate às doenças que afetam o coração, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a prática de atividades físicas, juntamente com uma alimentação balanceada, com baixa concentração de açúcar e sódio, além de um acompanhamento médico/nutricional.

Alguns fatores de risco são determinantes para a ocorrência das doenças, tais como:

  • Obesidade;
  • Diabetes;
  • Hipertensão;
  • Colesterol alto;
  • Doença da Tireoide;
  • Tabagismo;
  • Estresse;
  • Histórico familiar.

Você também pode gostar de ler sobre:

Segundo o Ministério da Saúde, a incidência de doenças cardiovasculares cresceu 9% nos últimos 20 anos. A má alimentação aparece com um dos principais agentes que contribuem para este resultado entre a população brasileira. A quantidade de sal, produtos industrializados, frituras, açúcar, entre outros abusos, servem como gatilhos para a diabetes, hipertensão e obesidade.

A Dieta Cardioprotetora Brasileira, desenvolvida em conjunto com o Hospital do Coração (HCOR) e disponibilizada pelo Ministério da Saúde, orienta sobre o consumo adequado dos alimentos. A cartilha, que é organizada de acordo com as cores da bandeira nacional, separa os alimentos nas categorias verde (consumir em maior quantidade), amarela (consumir com moderação) e azul (consumir em menor quantidade.

A Dieta Cardioprotetora Brasileira

Grupo verde: Composto por frutas, verduras, legumes, feijão, leite e iogurte desnatado, por exemplo. São opções que podem ser consumidas mais vezes ao dia. São considerados os alimentos mais cardioprotetores, que só têm nutrientes bons, como antioxidantes, fibras, vitaminas e minerais.

Grupo amarelo: É formado por arroz, macarrão, pão, margarinas, óleos e castanhas, entre outros. Devem ser consumidos de forma moderada, por fornecer mais energia e carboidratos.

Grupo azul: São alimentos como carnes vermelhas, ovos, manteiga e queijos, que precisam ser ingeridos em menor quantidade ao longo do dia, por causa da quantidade de gordura saturada, colesterol e sódio, mas que, ao mesmo tempo, também são necessários para a nossa saúde.

Trazendo tudo isso para o dia a dia, isso significa que a pessoa até pode comer de tudo que está acostumado na sua região, mas de maneira balanceada. A dieta considera os alimentos presentes na mesa de cada brasileiro e os classifica afim de informar a melhor de consumi-los.

Ouça o seu coração, ele vale muito!

Fonte: Ministério da Saúde do Brasil/Hospital do Coração (HCOR)

Compartilhe também:

Você pode gostar de ler também

Janeiro Branco: como cuidar da saúde mental em 2025

Janeiro Branco: como cuidar da saúde mental em 2025

Quando um novo ano começa, muitos de nós nos concentramos em metas como economizar dinheiro, fazer exercícios ou viajar mais. Mas será que damos a mesma atenção à nossa saúde mental? A campanha Janeir...

Plural Saúde
  • Plural Saúde nas redes socias
x

Precisando da 2ª via do boleto?

Digite o CPF e a Data de Nascimento e retire a 2ª via de boleto

Campo de preenchimento obrigatório

Boletos vencidos podem ser pagos em qualquer banco.