Publicado em: 17 de julho de 2019


Julho Amarelo – Mês de Combate às Hepatites Virais

A Campanha Julho Amarelo faz referência ao 28 de julho, data escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a celebrar o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Este ano, por meio da Lei 13.802, foi instituído julho como mês para chamar atenção da luta contra às hepatites virais, reforçando as iniciativas de vigilância, prevenção e controle do agravo.

A hepatite é a inflamação do fígado e pode ser causada por vírus (tipo A, B, C, D e E) ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas. Também podem ser causadas por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas; podendo levar à hepatite crônica, cirrose, câncer e causar a morte do paciente.

Os tipos B, C e D são as formas mais graves, com transmissão por relação sexual desprotegida, transfusão sanguínea e derivados do sangue. Assim como o compartilhamento de seringas, escova de dente, lâmina de barbear, alicate de unha e outros objetos perfurocortantes.

Contra a hepatite A e B existe imunização. Para a hepatite A, a vacina é oferecida para crianças entre 1 e 2 anos de idade. E contra a hepatite B, a vacina são 3 doses: aplicada com 0, 6 meses e 1 ano de idade. Para a hepatite C estão sendo convocados todos aqueles com mais de 40 anos, que tiveram procedimentos cirúrgicos, que receberam sangue ou que fizeram qualquer tipo de procedimento antes de 1993, para que procurem a Unidade mais próxima para fazer a testagem da hepatite C.

Compartilhe também:

Você pode gostar de ler também

A pluralidade de ser Pai – Dia dos Pais Plural

A pluralidade de ser Pai – Dia dos Pais Plural

A pluralidade de ser pai está nos detalhes. É entender que você pode, independente do laço sanguíneo, contribuir para a educação e formação das pessoas que você mais ama. É contar histórias pra dormir...

Fecomerciários agora também é Plural Saúde

Fecomerciários agora também é Plural Saúde

Na tarde desta quinta-feira (04), a Plural Saúde confirmou a celebração da parceria, para todo o estado de São Paulo, entre a administradora e a Fecomerciários – Federação dos Comerciários do Estado d...

x

Precisando da 2ª via do boleto?

Digite o seu CPF e retire a segunda via do boleto

Campo de preenchimento obrigatório

Boletos vencidos podem ser pagos em qualquer banco.