logo Plural Adminsitradora de Benefícios

CAPITAIS

4020-2148

DEMAIS REGIÕES

0800-020-2149

SAC - WHATSAPP

21 99600-5046

TELEVENDAS - WHATSAPP

21 99598-1421

Vamos falar sobre o câncer de mama?

Depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, respondendo por cerca de 25% dos novos casos a cada ano. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama este ano no Brasil.

Causado pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor, alguns tipos têm desenvolvimento rápido, outros nem tanto, e em grande parte dos casos há mais chances de tratamento e cura quando detectado em fases iniciais. Entre os fatores de risco principais estão a idade (cerca de 4 em 5 casos ocorrem após os 50 anos), a história reprodutiva e hormonal, e fatores genéticos e hereditários.

Com o objetivo de promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, e contribuir para a redução da mortalidade, a campanha Outubro Rosa visa estimular a detecção precoce da doença, conscientizando a população sobre a importância da Mamografia e do autoexame. Durante todo o mês surgirão ações de conscientização e atividades promovidas para mulheres em todo o mundo, enfatizando a importância de conhecer a mama e de ficar atenta às alterações que possam ser consideradas suspeitas.

MAMOGRAFIA

O Ministério da Saúde indica que mulheres entre 50 e 69 anos façam uma mamografia de rastreamento a cada dois anos. O exame, que pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas, pode ser feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A recomendação, por parte dos médicos, é que a avaliação seja feita antes dos 35 anos somente em casos específicos.

AUTOEXAME

Fique atenta para o indício de alguns dos seguintes sintomas: presença de caroço (nódulo) fixo, endurecido, geralmente indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); pequenos nódulos localizados embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.
Informe-se no site do INCA


voltar

ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS