logo Plural Adminsitradora de Benefícios

CAPITAIS

4020-2148

DEMAIS REGIÕES

0800-020-2149

SAC - WHATSAPP

21 99600-5046

TELEVENDAS - WHATSAPP

21 99598-1421

Suicídio: como prevenir?

Segundo a OMS, a maioria dos casos de suicídio poderiam ser evitados caso a vítima encontrasse auxílio a sua volta. Mas como ajudar se mesmo a vítima pode não entender o que está sentindo, e se seus amigos e familiares não são capazes de reconhecer os sinais?

Se você desconfia que alguém esteja pensando em atentar contra a própria vida, procure conversar de forma direta. E muito importante: sem julgamentos e evitando emitir opiniões. Ofereça ajuda com delicadeza, e sugira encontrarem juntos um psiquiatra que possa ajudar no diagnóstico. Evite interromper a conversa mostrando-se chocado, fazer comentários invasivos, ou minimizar o problema do outro.

É importante salientar alguns fatores considerados de risco, como tentativas anteriores, transtornos mentais, e condições clínicas incapacitantes, entre outros.

O Centro de Valorização da Vida possui o número 141, linha de assistência disponível 24 horas para quem pensa em suicídio e para quem convive com essa pessoa. Os atendentes são treinados para ajudar, e podem inclusive colocar em contato com psiquiatras e psicólogos.

Fontes: CVV , Prevenção Suicídio , MHM


voltar

ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS