logo Plural Adminsitradora de Benefícios

CAPITAIS

4020-2148

DEMAIS REGIÕES

0800-020-2149

SAC - WHATSAPP

21 99600-5046

TELEVENDAS - WHATSAPP

21 99598-1421

Setembro Amarelo – Falar é melhor solução

O suicídio faz mais vítimas anualmente no Brasil do que a AIDS e alguns tipos de câncer. Apesar disso, muitos preferem não discutir o assunto. É que, normalmente, vítimas e/ou familiares sentem vergonha e acabam não buscando conhecer o problema mais a fundo. Quebrar o tabu que envolve o suicídio é o principal objetivo do Setembro Amarelo – campanha de prevenção de suicídio que acontece mundialmente durante todo o mês de setembro.

Apesar de não receber de todos os países taxas de suicídio confiáveis, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que um milhão de pessoas morram desta forma anualmente. Isso significa um suicídio a cada 40 segundos no mundo, ou 1,4% dos óbitos totais.

Segundo a OMS, apenas 28 países possuem uma estratégia nacional de combate à morte voluntária. No Brasil, país no qual o índice de notificação é considerado baixo, passamos de 7.726 para 10.321 suicídios entre os anos de 2000 e 2012.

Para quebrar um tabu precisamos esclarecer, conscientizar e estimular a prevenção deste que é um problema de saúde pública. Aumentar o conhecimento das pessoas sobre as causas do suicídio e sobre os tratamentos para evitar que ele aconteça é o desafio da campanha iniciada no país pelo Centro de Valorização da Vida – CVV.

Segundo a OMS, 9 em cada 10 casos de suicídio poderiam ser evitados se a pessoa buscasse ajuda e tivesse a atenção a sua volta. Por isso, é preciso falar sobre suicídio e discutir a depressão abertamente.

Fontes: CVV , Prevenção Suicídio , MHM


voltar

ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS