logo Plural Adminsitradora de Benefícios

CAPITAIS

4020-2148

DEMAIS REGIÕES

0800-020-2149

SAC - WHATSAPP

21 99600-5046

TELEVENDAS - WHATSAPP

21 99598-1421

Previna-se contra as doenças mais comuns no frio

No frio acabamos passando mais tempo em locais fechados, e isso facilita a propagação de vírus e bactérias que causam algumas doenças que acabam sendo comuns no inverno.

Para fortalecer o sistema imunológico é importante manter uma alimentação equilibrada, se hidratar bastante, praticar atividades físicas e dormir bem. Além disso, sempre é bom evitar o consumo de bebidas alcoólicas e de cigarro.

Veja abaixo algumas doenças comuns nessa época do ano, mas lembre-se de que é necessário evitar a automedicação. Caso sinta algum dos sintomas, procure um médico para que seja feito o diagnóstico correto e a indicação do melhor tratamento para o seu caso.

  • Alergias: causadas por reações do organismo a diversos elementos, podem causar inúmeros sintomas (como espirro, coceira e tosse). O tratamento é específico para cada caso, e a prevenção pode ser feita mantendo os ambientes ventilados, limpos e evitando o contato com substâncias que possam desencadear a alergia.
  • Amidalite: causada por vírus ou bactérias, é uma inflamação que causa dor de garganta e ao engolir, mau hálito e febre. Para se prevenir, evite mudanças bruscas de temperatura.
  • Asma: inflamação dos pulmões e vias aéreas mais comum em crianças, tem sintomas como chiados no peito, tosse e sensação de falta de ar. É preciso eliminar a poeira doméstica para a prevenção da doença.
  • Bronquite: a inflamação dos brônquios impede a chegada do ar aos pulmões, causando tosse seca com chiado seguida de tosse com catarro.
  • Gripe: o vírus influenza causa febre alta e abrupta, dores no corpo, fadiga, e também os mesmos sintomas do resfriado. A prevenção é aconselhável lavar bem as mãos e o nariz, evitar aglomerações e tomar a vacina anual.
  • Otite: causada por vírus ou bactérias que infectam a garganta e migram até o ouvido provocando dor e febre, é bastante comum em crianças. Pode ser evitada com a limpeza das vias aéreas.
  • Pneumonia: infecção aguda dos pulmões que pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos. Pode surgir após uma gripe ou crise de bronquite severas, e para se prevenir é aconselhável lavar as mãos com frequência, não fumar e verificar vacinação adequada.
  • Resfriado: causa coriza, obstrução das vias respiratórias, febre baixa, espirros e dor de garganta, e para evita-lo é aconselhável lavar sempre muito bem as mãos e o nariz. Dura em média quatro dias, podendo se prolongar por duas semanas.
  • Rinite: doença alérgica das mais comuns, é causada por irritação ou inflamação da mucosa do nariz. Causa espirros, coriza, coceira e entupimento do nariz. Para se prevenir, procure manter o ambiente arejado e limpo.
  • Sinusite: inflamação dos seios nasais (cavidades no crânio em torno do nariz) provocada por alergias ou infecções por vírus ou bactérias, causa dor de cabeça, pálpebras inchadas, nariz entupido, secreção nasal e dor nos olhos. O descongestionante nasal pode ser usado por um curto período quando há coriza.

Fontes: r7.com e vivabem.band.uol.com.br


voltar

ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS