logo Plural Adminsitradora de Benefícios

CAPITAIS

4020-2148

DEMAIS REGIÕES

0800-020-2149

SAC - WHATSAPP

21 99600-5046

TELEVENDAS - WHATSAPP

21 99598-1421

10 mitos e verdades sobre a AIDS

Conheça alguns mitos e verdades sobre o vírus HIV:

1. O vírus HIV pode ser transmitido por beijo, abraço ou aperto de mão?

MITO. O vírus HIV é transmitido apenas pelo contato sexual e do sangue. Não há transmissão pelo compartilhamento de talheres ou uso do vaso sanitário, por exemplo. Outra via de transmissão é da mãe soropositiva para o bebê, o que pode ser evitado com pré-natal acompanhado de infectologia e uso de medicação.

2. É possível contrair o vírus HIV no sexo oral?

VERDADE. As chances são pequenas, mas quanto maior a carga viral no sangue, maior a carga na secreção e nos fluidos durante a relação sexual. Por isso, os especialistas recomendam o uso do preservativo também durante o sexo oral.

3. Todo portador do HIV tem AIDS?

MITO. A manifestação do vírus acontece alguns anos após a infecção, por isso o portador do vírus HIV pode permanecer muito tempo assintomático. Com o avanço do tratamento e das campanhas, a tendência é de que os portadores do vírus não desenvolvam mais a AIDS.

4. É possível a prevenção medicamentosa para evitar a contaminação do HIV?

MITO. No Brasil, ainda está em teste a profilaxia pré-exposição (PrEP) ao vírus do HIV, uma estratégia de prevenção que envolve a utilização de medicamento antirretroviral (ARV) por pessoas não infectadas para reduzir o risco de contaminação. Por enquanto, as estratégias para evitar a contaminação ainda são o uso do preservativo e, no caso do soropositivo, a utilização dos medicamentos.

5. O diagnóstico é feito somente por exame de sangue?

VERDADE. No entanto, a Anvisa aprovou regras para o autoteste, já disponível nos EUA. Trata-se da análise da presença do HIV por meio do teste da saliva que será vendido nas farmácias.

6. É impossível contrair vírus HIV em estúdios de tatuagem, manicures e consultórios de dentista?

MITO. Todos os instrumentos devem ser esterilizados através de aparelhos específicos para que garantam não só que o vírus HIV seja destruído, como os de hepatite B e C. Por isso, devemos escolher lugares não apenas pela limpeza, mas que utilizem instrumentos descartáveis, como agulhas e seringas.

7. Portadores de HIV, mesmo fazendo tratamento correto, morrem mais cedo do que pessoas que não estão infectadas?

MITO. Quanto mais cedo é detectada a presença do vírus HIV, maiores são as chances de que o indivíduo viva normalmente. A expectativa de vida das pessoas com HIV que fazem tratamento corretamente e que estão com sucesso terapêutico é igual à da população geral que não tem HIV.

8. O tratamento de HIV causa efeitos adversos?

MITO. Atualmente os remédios têm alta eficácia, são seguros e são poucos os efeitos adversos. Poucas pessoas precisam trocar de remédio.

9. Mulheres soropositivas podem engravidar sem que o vírus HIV seja transmitido?

VERDADE. Normalmente, o método utilizado é a inseminação artificial, e o período pré-natal deve ser acompanhado por um infectologista, além do ginecologista. A mãe é acompanhada com a utilização do AZT, medicações antirretrovirais, para garantir a não passagem do HIV para o bebê. A criança é acompanhada por 18 meses e o aleitamento é proibido.

10. É preciso haver penetração para a transmissão do HIV?

MITO. Embora a principal via de transmissão ainda seja através da penetração, a liberação de fluidos e secreções que ocorre ainda nas preliminares também pode transmitir o vírus. Assim, o uso do preservativo é obrigatório em todos os momentos da relação sexual.

Fonte.


voltar

ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS