logo Plural Adminsitradora de Benefícios

CAPITAIS

4020-2148

DEMAIS REGIÕES

0800-020-2149

SAC - WHATSAPP

21 99600-5046

TELEVENDAS - WHATSAPP

21 99598-1421

Mitos e verdades sobre o Câncer de Próstata

Novembro é o mês de conscientização sobre o combate ao Câncer de Próstata. Conheça alguns mitos e verdades sobre a doença:

  1. Só afeta homens mais velhos? MITO. Pode afetar homens jovens. Todo homem precisa fazer os testes para diagnóstico do câncer de próstata anualmente (PSA + toque retal).
  2. Se não tenho sintomas urinários, não tenho câncer? MITO. O tumor prostático raramente dá sintomas, por isso a importância do check-up preventivo. O câncer sintomático geralmente é avançado.
  3. São poucas as mortes por Câncer de Próstata? MITO. Houve um aumento na incidência da doença no país. Em 2013, o câncer de próstata matou 292,7 mil pessoas em todo o mundo, ocupando a sexta posição geral. No Brasil teve a segunda colocação, com 17,7 mil vítimas.
  4. Se meu exame PSA (marcador de tumor) está normal, não preciso fazer o exame de toque? MITO. O exame de toque pode dobrar a chance de detecção do câncer, que em estado inicial pode não vir a ser detectado pelo PSA.
  5. O exame de toque dói? MITO. O desconforto se origina da dilatação do esfíncter anal ou músculo do assoalho pélvico – assim, quanto mais tenso o paciente estiver antes do exame, mais incômodo ele apresentará.
  6. Câncer de próstata tem cura? VERDADE. É preciso fazer uma biópsia para confirmar o câncer de próstata. Dependendo do estágio da sua detecção e do tratamento realizado, pode ser tratado com facilidade.
  7. Uma dieta inadequada pode ser responsável pelo desenvolvimento do câncer de próstata? VERDADE. Especialmente se ela for baseada em gorduras saturadas. Apesar de apresentarem resultados controversos, estudos mostram que alguns alimentos podem ajudar na prevenção, como os que possuem selênio, licopeno e zinco.
  8. Um nódulo na próstata é necessariamente um câncer? MITO. Apenas 30% dos nódulos são câncer.
  9. O tratamento contra o câncer de próstata pode causar impotência? VERDADE. Os tratamentos, tanto cirúrgico como radioterápico, podem levar a algum grau de impotência. Vai depender do tratamento escolhido e da idade do paciente, mas esse risco pode ser minimizado pela técnica cirúrgica e pelos cuidados pós-operatórios.
  10. Estresse, depressão e outros problemas psicológicos podem causar o câncer ou agravar a doença? MITO. Não há evidencia científica sobre isso.

Lembre-se: pacientes com antecedente familiar apresentam 2,5 vezes mais chances de apresentar o tumor, por isso dobre os cuidados se tiver casos de câncer de próstata na família.

Fonte: Dr. Alex Meller, Urologista e professor da Escola Paulista de Medicina, em entrevista a www.elhombre.com.br.


voltar

ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS