logo Plural Adminsitradora de Benefícios

CAPITAIS

4020-2148

DEMAIS REGIÕES

0800-020-2149

SAC - WHATSAPP

21 99600-5046

TELEVENDAS - WHATSAPP

21 99598-1421

Exames pré-atividades

Alguns exames são importantes antes de começar a praticar uma atividade física

Fazer exercícios físicos é mais do que recomendável para se ter qualidade de vida, mas antes de começar a mexer o corpo é fundamental fazer alguns exames. O primeiro passo é ir a uma consulta médica para identificar os antecedentes esportivos. Em seguida fazer uma eletrocardiograma, um hemograma completo e o teste ergométrico.

Só após o diagnóstico do médico com base nos laudos desses exames é que se deveria começar a praticar a atividade física. Essas orientações são recomendadas pelas Sociedades de Cardiologia e de Medicina do Esporte e Exercício. Em conjunto, elas publicaram um documento oficial chamado de Diretrizes em Cardiologia do Esporte com orientações para os médicos, nas Avaliações Pré-Participação. Isto é, o que deve ser feito antes da atividade física, esportiva e até de lazer.

Orientações mais detalhadas:

Sugere-se como importante conhecer com detalhes os antecedentes esportivos do examinado: quando começou, quantas vezes semanais, que posição jogava ou se corria e quanto treinava. Em seguida o exame que mostra se teve algum problema cardíaco ou se está tendo naquele momento é o eletrocardiograma. Outro exame importante é o hemograma para detecção de anemias e infecções etc.

Esse aí é o ‘pacote básico’ de exames, pois cabe a cada médico identificar se são necessários outros exames.

A Diretriz orienta também para pedir exames baseados na idade e na modalidade esportiva do cliente. Se for fazer só caminhada ou se vai correr 3, 5, 10km, meia maratona ou maratona inteira, se vai treinar lutas numa academia ou se quer treinar levantamento de peso, seja para estética ou para competição. O cliente deve estar atento para explicar as suas intenções esportivas.

O último exame do ‘pacote básico’ é o teste ergométrico, que por regulamentação federal só deve ser feito por médico presente e um de cada vez.


voltar

ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS