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Dez hábitos que ajudam a ter uma saúde melhor

Com cuidados simples, podemos aumentar nossa expectativa e qualidade de vida:

  1. Alimente-se bem

    Não abuse de alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares, pois são gatilhos para doenças como infarto, derrames, hipertensão, obesidade, diabetes e até câncer.

  2. Cuide do sono

    Boas noites de sono são essenciais para repor as energias. O ideal são pelo menos 7 horas e meia por dia.

  3. Movimente-se

    Dizer não ao sedentarismo significa afastar de perto doenças como a obesidade, hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, além de dar mais disposição e energia. Para colher todos esses benefícios, basta caminhar!

  4. Alongue-se durante o dia

    Passar muito tempo sentado altera nosso metabolismo e influencia em fatores como colesterol alto e repouso da pressão arterial – indicadores da obesidade, problemas cardiovasculares e outras doenças crônicas. Exercícios simples de alongamento trazem maior oxigenação e ajudam no equilíbrio postural.

  5. Fique de olho na balança

    O sobrepeso e a obesidade elevam os riscos de diabetes, derrame, hipertensão e apneia. O peso ideal pode ser conquistado com uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes, associada à prática de exercícios físicos regulares.

  6. Controle os nervos

    O estresse, um fator de risco para os problemas do coração, pode favorecer o aparecimento de doenças psico-fisiológicas. Por isso, precisa ser observado e controlado.

  7. Cultive o bom humor

    Caminhar em áreas verdes, como parques e jardins, melhora significativamente a saúde mental, trazendo benefícios para o humor e para a autoestima.

  8. Respire

    Preste atenção na respiração por alguns minutos. Isso ajuda a combater os desgastes mentais e físicos, e até a insônia, aumentando assim a sensação de bem-estar.

  9. Não fume

    O cigarro causa males terríveis ao organismo do fumante e das pessoas ao seu redor. No Brasil, estima-se que cerca de 200 mil pessoas morrem por ano em decorrência do tabagismo – responsável pelos riscos aumentados de câncer de pulmão, de boca e doenças cardiovasculares.

  10. Trabalhe a autoestima

    Procure se conhecer e se gostar para viver melhor! O conceito que fazemos de nós mesmos define como nos colocamos e nos portamos na vida, o valor que nos damos em relação ao trabalho, opiniões, vontades, e mesmo aos cuidados com nosso corpo e saúde. É essencial construir um bom referencial de si mesmo, reconhecendo valores e qualidades, ao invés de ficar só se criticando, se cobrando, e focando apenas nas próprias limitações e dificuldades.

Fonte: Minha Vida


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