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Cuidados com a alimentação no verão

Verão pede consumo de alimentos mais leves e cuidados especiais para conservar os alimentos, especialmente carnes, leite e ovos, que estragam facilmente no calor.

O melhor é consumir alimentos naturais, que não precisam de cozimento. Frutas e verduras, ricas em vitaminas e fibras, completam a alimentação de forma leve, saudável e prática: basta lavar bem e aproveitar faz bem. Porém, o calor faz com que os alimentos perecíveis e manipulados durem menos, por isso eles não devem permanecer em temperatura ambiente por mais de duas horas.

Um dos riscos da má conservação é a bactéria Salmonella, que pode ser transmitida pela ingestão de alimentos crus ou malcozidos contaminados por fezes, provocando infecção ou intoxicação alimentar. Os sintomas (náuseas, vômitos, febre, cólicas intestinais e diarreia) costumam aparecer entre duas a quatro horas após a ingestão.

Para evitar problemas, tenha os seguintes cuidados ao manusear alimentos:

  1. Lave bem as mãos antes de se alimentar ou de preparar a comida;
  2. Evite consumir alimentos à base de carne crua ou malpassada, mesmo industrializados;
  3. Redobre a atenção com o preparo e o cozimento da carne de frango;
  4. Mantenha os ovos sob refrigeração, e consuma-os bem cozidos;
  5. Beba leite apenas pasteurizado ou fervido;
  6. Lave bem verduras, legumes e frutas em uma mistura feita com uma colher de chá de hipoclorito de sódio ou de água sanitária para um litro de água;
  7. Lave bem os utensílios de cozinha, especialmente quando usados na preparação de carnes cruas;

Fonte: G1 .


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