logo Plural Adminsitradora de Benefícios

CAPITAIS

4020-2148

DEMAIS REGIÕES

0800-020-2149

SAC - WHATSAPP

21 99600-5046

TELEVENDAS - WHATSAPP

21 99598-1421

Como descobrir problemas de visão em crianças

Identificar doenças oculares em crianças não é tarefa fácil. Muitas vezes, as crianças só são levadas ao oftalmologista após alguma reclamação constante, ou pela percepção de algum adulto mais atento. Por isso, incluir uma avaliação nos exames de rotina pode ser a chave para prevenir problemas, ou evitar que se agravem.

Como os pequenos nem sempre se queixam de dificuldades ou incômodos, os responsáveis devem ficar atentos a alguns sinais:

Desvio dos olhos

Antes dos seis meses de idade, é normal que a criança apresente desvios temporários nos olhos. Após esse período, pode ser um indicador de estrabismo, que precisa ser corrigido o mais rápido possível para não prejudicar o desenvolvimento da visão.

Hipermetropia

Muitas vezes o estrabismo pode ser decorrente da hipermetropia, quando a criança não consegue enxergar bem de perto. Esse desvio é para dentro (estrabismo de acomodação), e a correção normalmente acontece com uso de óculos, sem necessitar de cirurgia.

Lacrimejamento

Se a criança tem um lacrimejamento excessivo (até por volta dos dois anos de idade), isso pode significar alguma obstrução no canal lacrimal.

Miopia

Definida como “dificuldade para enxergar de longe”, a miopia dificulta que a criança enxergue o quadro, por exemplo, o que atrapalha o rendimento escolar. Preste atenção se a criança esbarra em objetos, não reconhece as pessoas de longe, assiste tv ou olha o celular muito de perto. Esses são alguns sinais de miopia, e merecem atenção.

Fontes: br.guiainfantil.com e blog.coioftalmologia.com.br


voltar

ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS