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Cinco dicas para quem tem alergias respiratórias

Quem sofre as ‘ites’ respiratórias sente na pele o esforço que tem que fazer para praticar atividades físicas. Diferente dos que algumas pessoas pensam, o exercício físico é um aliado da doença, deve ser encarado como um remédio.

A primeira dica para manter uma vida saudável apesar da doença crônica é não fazer exercícios enquanto estiver na crise. Fora dela, a Plural listou algumas dicas que te ajudarão a ter melhor condicionamento respiratório e, consequentemente, diminuir as crises:

  1. Invista em atividades aeróbicas, pois elas ajudam a fortalecer o coração e o pulmão, uma vez que trabalham os músculos respiratórios, como o diafragma e os músculos intercostais (aqueles localizados entre as costelas). Com isso, a pessoa passa a utilizar melhor o oxigênio e a respirar com mais facilidade
  2. Dê preferência para atividades feitas ao ar livre antes das 8h ou depois das 20h, quando o ar ainda está mais úmido e há menor concentração de partículas poluentes em suspensão. Se for em outro horário, busque ficar mais afastado dos ambientes com maior poluição.
  3. Atividades na água são muito bem recomendadas. No caso de piscinas, é melhor evitar as cloradas, pois tem forte odor e ativos químicos que podem causar diversas complicações, como irritação no nariz, tosse e ressecamento da garganta.
  4. Quando estiver em ambiente fechado, fuja da corrente de ar frio do ar condicionado. Também é importante que o aparelho seja limpo semanalmente e que a temperatura fique entre 22°C e 23°C.
  5. Em dias mais frios, vista mais casacos que o habitual, mas o mais importante é fazer um bom aquecimento no início da atividade física e usar uma roupa adequada à temperatura, sem exageros para mais ou para menos.

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