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Alimentos para curtir o Carnaval

Quais são os alimentos ideais para curtir com pique o Carnaval? Saiba o que consumir nos dias de folia para ter mais energia e melhorar possíveis ressacas.

Consuma:

  • Alimentos ricos em carboidratos (cereais, grãos, massas), dando preferência aos integrais.
  • Frutas ricas em potássio e em vitamina C (manga, mamão, pêssego, caqui, maçã, banana, uva, abacaxi, maracujá, melão), que ajudam a desintoxicar o fígado, afastando a ressaca. Melancia, fruta composta por muita água que, além de garantir energia, também hidrata.
  • Crucíferos para desintoxicação do fígado (couve, brócolis, couve-flor, repolho), boa pedida na luta contra a ressaca.
  • Troque a fritura por grelhados, assados e ensopados.
  • Sanduíche de pão integral com azeite e peixes em conserva para levar de lanche para a folia.
  • Beba de 2 a 3 litros de água por dia. Lembre-se: sentir sede é um sinal de que o seu organismo está desidratado. Nessa hora, beba muito líquido!
  • Tome isotônicos para repor sais mineiras de matéria rápida (mas atenção: isotônicos devem ser evitados por pacientes com insuficiência renal).
  • Suco de frutas ajudam a refrescar e são repletos de vitaminas – mas não devem substituir refeições! Incremente o suco de laranja com couve, que ajuda a desintoxicar o fígado.
  • Água de coco, um excelente repositor de líquidos e sais minerais.

Evite:

  • Frutos do mar, quando não conservados de maneira correta, podem estragar e provocar uma intoxicação alimentar séria.
  • Alimentos vendidos na praia, pois é preciso prestar atenção nas condições de higiene e de conservação.
  • Energéticos, que podem até ajudar a manter o fôlego durante a folia, mas que podem se tornar uma ameaça à saúde quando misturados com álcool.
  • Consuma álcool com moderação, intercalando com refrigerante ou sucos na proporção de dois copos para um.

Não consuma:

  • Alimentos gordurosos, pois podem prejudicar a digestão, provocar sono e atrapalhar a festa.
  • Temperos industrializados, já que o alto teor de sódio pode favorecer a retenção de líquidos e aumentar a pressão arterial.
  • Reduza a quantidade de sal na comida, uma vez que mais desgaste para o corpo significa hidratação comprometida.

Se for beber, você sabe que irá beber...

  • Inclua o gengibre na alimentação e bebidas. Ele combate náusea e tem ação anti-inflamatória no sistema digestivo.
  • Coma um ovo depois de consumo de álcool em excesso. O alimento possui uma proteína rica em cisteína, que contém glutationa, substância capaz de auxiliar o organismo a reverter o processo de intoxicação provocado pela ingestão de álcool.
  • Aposte no atum em lata no azeite de oliva, proteína com baixo teor de gordura rica em ômega 3, fonte de vitaminas e minerais, como ferro, magnésio, fósforo, selênio, e vitaminas do complexo B.

Últimas dicas:

  • Tome um café da manhã reforçado antes de sair de casa.
  • Não pule refeições ou fique horas sem comer.
  • Use sapatos e roupas leves, preferencialmente de cores claras.

Fonte: Saúde Ig


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