logo Plural Adminsitradora de Benefícios

CAPITAIS

4020-2148

DEMAIS REGIÕES

0800-020-2149

SAC - WHATSAPP

21 99600-5046

TELEVENDAS - WHATSAPP

21 99598-1421

A importância da saúde mental no trabalho

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem no Brasil 23 milhões de pessoas sofrendo com transtornos mentais que necessitam de algum atendimento em saúde, o que corresponde a cerca de 12% da população. O país é ainda o que possui o maior índice de pessoas com depressão na América Latina, aproximadamente 5,8% da população.

Ainda que os números sejam significativos, falar sobre doenças mentais ainda é um tabu que precisa ser quebrado. Além disso, como passamos grande parte do tempo no trabalho, é muito importante que essa discussão seja levada para dentro do ambiente das empresas. Afinal, a saúde mental dos funcionários é essencial para o bom andamento das atividades.

Um local onde os colaboradores se sentem frustrados, exauridos mentalmente e têm relações ruins entre si pode ser prejudicial à saúde mental de quem o frequenta. Por isso reunimos algumas dicas sobre como manter a saúde mental no trabalho. Confira:

  1. Mantenha o local de trabalho organizado. Um ambiente sujo e desorganizado faz com que haja dificuldade de se manter focado.
  2. Dê um tempo a si mesmo. Quando se sentir pressionado ou exaurido, pare e respire por 5 minutos. Isso ajuda a colocar os pensamentos em ordem.
  3. Cuidado com o que fala.  Fofocas servem apenas para criar um ambiente com clima hostil.
  4. Valorize seus colegas. Faça elogios quando eles finalizarem uma atividade. Além de incentivar a equipe, isso ajuda a criar um ambiente de amizade e companheirismo.
  5. Tenha bom-humor. A atitude positiva torna o ambiente mais leve e prazeroso.
  6. Carpe Diem. Uma vez por semana tente fazer algo diferente, como almoçar fora. Sair da rotina ajuda a diminuir o estresse.
  7. Sem estresse. Aprenda a lidar com situações frustrantes. Treine técnicas de relaxamento, como exercícios de respiração, ioga ou meditação para se manter calmo.

É essencial que as organizações se preocupem com a questão da saúde mental no trabalho, porque assim os funcionários terão apoio da empresa e de seus colegas para tratar de seus transtornos psicológicos. Além disso, o debate sobre essa questão permitirá que os colaboradores que não possuem transtornos possam aprender a preveni-los.

Fonte: Menthes .


voltar

ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS
ANS